Olá pessoas lindas!

       Como alguns sabem, que eu contei em alguns posts que estou com pressão alta gestacional, e uma das causas da pré eclampsia é a pressão arterial alta. Então eu resolvi trazer esse post para vocês para as gravidinhas de plantão, conhecer os sinais e sintomas da pré eclampsia.

O que é a pré eclampsia?

Pré-eclâmpsia é um distúrbio que afeta cerca de 5% das mulheres grávidas. Ela pode ser classificada como uma "disfunção dos vasos sanguíneos", nas palavras do especialista Javier Miguelez. 

O diagnóstico da pré-eclâmpsia é difícil, mas os médicos estão cada vez mais atentos e as pesquisas vêm avançando. Os sinais mais conhecidos são o aumento de pressão arterial e a presença de proteína na urina após 20 semanas de gestação, mas a pré-eclâmpsia pode existir mesmo sem esses sinais.

O mais comum é que o problema apareça depois da 37a semana, mas, na realidade, pode acontecer em qualquer época da segunda metade da gravidez, incluindo durante o parto ou depois (geralmente nas primeiras 48 horas). 

A pré-eclâmpsia pode ter manifestações em vários órgãos da grávida, algumas bem graves, ou na placenta, causando a restrição do crescimento do bebê. A solução para o problema é fazer o bebê nascer. Por isso ela pode resultar em um nascimento prematuro. 

Até é possível ter sintomas de pré-eclâmpsia antes de 20 semanas, mas somente em casos mais raros, como nos de uma gravidez molar.

A pré-eclâmpsia pode progredir de maneira lenta ou rápida. Os casos rápidos são os mais graves e preocupantes.

Qual é o tratamento para a pré-eclâmpsia?

Se você tiver pré-eclâmpsia, terá de medir sua pressão com frequência e fazer exames de urina, para verificar a presença de proteína. Hormônios podem ser medidos no seu sangue para avaliar o risco de agravamento da pré-eclâmpsia. Além disso, outros exames podem ser realizados para avaliar outros órgãos, como o funcionamento do fígado.

Se os médicos considerarem que há riscos, é possível que você seja internada e receba remédios para controlar o problema (que não prejudicarão o bebê).

O médico poderá receitar uma alimentação com restrição de sal e açúcar.

O bebê também será monitorado, e a qualquer sinal de que ele não está crescendo como deveria ou que o volume de líquido amniótico esteja diminuindo, ou ainda se o seu estado piorar, o médico vai realizar o parto, mesmo que antes da hora, por cesariana ou indução do parto normal.

A única "cura" para a pré-eclâmpsia é o nascimento do bebê. Mas a mãe continua a ser observada depois que o bebê nasce, até na UTI, porque ainda há algum risco para ela nos dias seguintes.


O que vai acontecer depois que o bebê nascer?

Depois do parto, a pressão arterial normalmente volta ao normal, mas pode ser que leve semanas para isso acontecer, e o inchaço nas mãos e nos pés também pode permanecer por algum tempo. Nas primeiras 48 horas depois do parto sua saúde será monitorada de perto, e será preciso dar atenção à questão da pressão por algum tempo depois que você for para casa.

Quais são os riscos?

A pré-eclâmpsia pode ser leve ou grave. Quando se torna grave, pode afetar vários sistemas do corpo. Como ela reduz o fluxo de sangue para a placenta, é perigosa para o bebê, restringindo o crescimento dele.

Além disso, se a pré-eclâmpsia evoluir para a eclâmpsia, a pressão arterial sobe demais, colocando mãe e bebê em grande risco. A eclâmpsia pode causar convulsões, que podem levar ao coma e até ser fatais. Quando acontece, a eclâmpsia ocorre no finalzinho da gravidez ou logo depois do parto. Uma outra complicação é a síndrome de Hellp, que provoca problemas sanguíneos e dificulta a coagulação do sangue.

Há pessoas mais propensas à pré-eclâmpsia?

Embora a causa exata da pré-eclâmpsia não seja conhecida, já foram definidos fatores de risco. A probabilidade é maior na primeira gravidez ou quando há um espaço de pelo menos dez anos entre duas gestações. Também elevam o risco:
  • Idade acima de 40 anos ou abaixo de 20 anos
  • Obesidade antes da gravidez, com um IMC de 30 ou mais
  • Problema crônico de saúde que afete o sistema circulatório, como hipertensão, lúpus, problemas renais ou diabete
  • Gravidez de gêmeos ou mais
  • Parente próximo com histórico de pré-eclâmpsia (especialmente mãe ou irmã)
  • Diagnóstico anterior de pré-eclâmpsia -- uma em cada cinco mulheres apresenta o problema de novo
  • Se o parceiro for diferente entre uma gravidez e outra, a mulher volta a ter risco como se fosse uma primeira gestação, mesmo que não tenha apresentado pré-eclâmpsia.

O que posso fazer para evitar a pré-eclâmpsia?

Infelizmente, não existe um método garantido para evitar a pré-eclâmpsia. O melhor jeito é fazer direitinho o pré-natal e acompanhar com cuidado a gravidez e a pressão arterial. 

Estudos vêm mostrando que a administração de baixas doses de aspirina desde o primeiro trimestre da gravidez, em casos específicos de risco, conseguem diminuir a ocorrência de pré-eclâmpsia grave. 

Sinais como a presença de incisura e os níveis do hormônio PLGF no sangue com 12 semanas de gravidez podem indicar que haja um risco maior.

Quem tem fatores de risco ou já teve pré-eclâmpsia antes terá a gestação acompanhada de perto, com consultas mais frequentes no final da gravidez, para detectar o problema o mais cedo possível, se ele aparecer. 


Fonte Baby Center


Olá pessoas lindas! Enfim perdi a timidez e gravei o meu primeiro vídeo no canal, sei que ainda preciso desenvolver muito mas com o tempo a gente vai aprimorando neh. Mas estou feliz em agora poder compartilhar com vocês agora em vídeo o nosso conteúdo.



Venham nos conhecer em vídeo! Se inscreva no canal e compartilhem em suas redes sociais. 
 Bjussss no coração!


Olá mamães festeiras!


          Hoje trouxe um presentinho pra vocês, um kit digital tema Alice no país da Maravilhas grátis para você imprimir em casa ou na gráfica e fazer os personalizados da festinha da sua princesa.





Baton


Latinha


Caixa Milk


Cone





Papinha ou lápis


Mini Coca Cola


Tubete ou caneca


Marmita


Mamães festeiras, espero que tenham gostado e não esqueçam de compartilhar em suas redes sociais .
Beijos no coração.



Olá mamães e papais! Tudo bom?


     E estamos no finalzinho das férias das crianças, e hoje trago para vocês uma opção fácil e barata para o entretenimento dos nossos pequenos, pois qual criança que não gosta de massinha né?

Então vamos a receita:


Ingredientes:
  • 1 xícara de farinha
  • ¼ xícara de sal
  • 1 colher de chá de óleo
  • 1 pacotinho de suco Tang
  • ⅔ xícara de água
Modo de preparo:
Misture a farinha, o sal, e o tang juntos.
Ferva a água e adicione o óleo na água.
Coloque um pouco de água nos ingredientes secos e misture com uma colher ou com a mão. Continue adicionando água aos poucos e siga amassando até que a cor fique uniforme e a massinha fique macia como a da Play-Doh.
Observação: Não se sinta obrigada a usar os ⅔ de água. Provavelmente você ira precisar usar entre ½ e ⅔ de uma xícara





Olá meus lindos!

            Vamos começar com as novidades? Como vocês sabem no post anterior, eu contei pra vocês que vou ter um menininho, então como não sou mais a mamãe da Malu, resolvi mudar no nome para Meu mundo Rosa e Azul. Outra novidade é que em breve teremos um canal no youtube, agora vamos nos conhecer em vídeos ehhhhhhh, só estou me organizando para arrumar tempo de começar a gravar.
              Agora vou contar um pouquinho de como está minha gravidez, estou com 28 semanas, ai vocês devem estar se perguntando, como assim? É, estou com mais tempo que eu pensava, fiz a morfológica e ela me mostrou que estou com 3 semanas a mais que nossos cálculos, Daniel vai chegar antes do previsto, imagine uma mãe ansiosa, estava esperando saber o sexo para começar a comprar o enxoval, e agora tenho menos de três meses para organizar tudo.
             Esse último trimestre está difícil rsrsrs, dores nas costas, dores nas pernas, cansaço, e ando muito estressada e nervosa, acho que é devido ao calor, que está insuportável aqui o Rio. Fora a pressão que naquela semana que falei que tinha ido viajar, ela foi para a 18 por 10 e fui parar no pronto socorro, já não consigo mais encontrar posição para dormir e às vezes acordo com falta de ar, não consigo mais abaixar e o sono está constante rsrsrs. Até aqui eu engordei somente 2kgs, o Daniel está medindo 30cm e pesando 1,114g e ainda não virou, ele não para de mexer, é um menininho levado rsrsrs, às vezes a médica nem consegue ouvir o coração dele.



                   Agora vou falar um pouco da Malu, ela está cada dia muito, mas muito grudada em mim, parece que ela está sentindo que a atenção dela será dividida com o irmãozinho, ela só quer ficar no colo e comigo o tempo todo, e fazendo várias coisas para nos chamar a atenção. Eu tento sempre aproximar ela do Daniel, levo ela nas ultras, nas consulta, conversei com ela que agora ela vai ser a irmãzinha mais velha e vai ajudar a mamãe a cuidar do bebê. Ahhhhhh outra coisa, matriculei ela na escola para ela se socializar com outras crianças, e se tornar um pouco independente de mim. A mamãe aqui está orgulhosa, mas com um coração um pouco apertado, pois na maioria das vezes é só eu e ela, mas sei que é muito importante para o desenvolvimento dela.

      Então é isso meus lindos! Espero que vocês tenham gostado das novidades.
E não esqueçam, compartilhem em suas redes sociais.
bjussss no coração.


                  Quando engravidei da Malu eu tive um sonho, que Deus me dava um menininho e que se chamava Daniel, ai pensamos logo que minha princesinha era um garotinho até confirmarmos que era uma menina linda, mas Deus me mostrou que me daria um menino. Só que eu tinha um grande sonho, ser mãe de uma menina, de uma princesa e Deus é tão bom pra mim, tão cuidadoso que primeiro ele realizou meu sonho e me deu de presente minha princesa Malu.
                  Até então não planejava ter outro filho, já estava realizada com minha menininha e seu mundinho cor de rosa, mas Deus já tinha me mostrado que eu teria um menininho, e no momento que estava passando, um dos mais difíceis da minha vida, em meio uma doença que só quem tem sabe o quanto é horrível, que é a Síndrome do Pânico e Depressão, mas uma vez Deus demonstrou o seu carinho e cuidado comigo e me deu mais um presente para cuidar, e ontem confirmou é um menino, aquele menininho que Deus me mostrou em sonho antes mesmo da minha princesinha nascer, meu Daniel que veio pra me completar mais como uma mãe realizada.
                 Obrigada Deus, sei que não mereço, mas mesmo assim o Senhor não desiste de mim.


Olá minhas lindas! Estamos de volta, e com muitas novidades, que vou contar nos 
próximos posts, muitas saudades de vocês.
beijos no coração.